|
 |
10/11/2003-Evento SUPERCOMP reúne renomados cientistas e empresas brasieliras - 1a ParteDesta vez São Paulo é a sede do evento Supercomp, promovido anualmente pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores, da Sociedade Brasileira de Computação (SBAC). Nesta 15ª edição, o evento passa a ter um caráter empresarial com a inclusão de um fórum, que reunirá indústrias, empresas privadas e bancos usuários de supercomputadores.
O Supercomp iniciou-se no final da década de 80, com o nome SBAC e sempre teve como foco promover discussões e debates sobre arquiteturas computacionais de processamento de alto desempenho (PAD). São discutidas questões de arquitetura e aplicação em microeletrônica, como software, compiladores e redes relacionados aos sistemas para que máquinas consigam gerar alto desempenho.
As várias mudanças no decorrer de cada edição vêm dando destaque ao evento, sendo a mais representativa a sua internacionalização ao agregar o fórum internacional, que além de uma maior exposição e a possibilidade de reunir renomados pesquisadores mundiais, também é uma oportunidade para divulgação de trabalhos brasileiros para representantes do exterior.
A expectativa este ano é reunir cerca de 300 pessoas. “O objetivo é agregar no mesmo evento pesquisadores, alunos, usuários, fabricantes e governo para ter uma discussão abrangente e com os diversos setores de aplicação e desenvolvimento de tecnologia para supercomputação”, diz Líria Matsumoto Sato, coordenadora da Comissão Especial do SBAC.
Entre as empresas participantes, a NEC do Brasil é uma das palestrantes no Forum. Contratada para fornecer os Supercomputadores do CPTEC (utilizados na previsão de tempo e clima), a NEC vê como oportunidade o encontro com usuários brasileiros. Segundo Fernanda Mendes , da Divisão que atende projetos de Supercomputação da NEC do Brasil, existe uma idéia conturbada de que os equipamentos oferecidos não são acessíveis ao mercado brasileiro. Fernanda rebate a questão argumentando que os preços estão diminuindo e a performance das máquinas está cada vez maior, o que as torna mais acessível economicamente.
Além disso, uma outra problemática levantada tanto por Fernanda, como pela Coordenadora do SBAC, é o fluxo crescente de profissionais brasileiros, que buscam oportunidades fora do país. “Se houver uma evolução na aquisição dessas máquinas poderosas, principalmente no setor empresarial, se criará possibilidade de aplicação e necessidade de especialistas atuando no Brasil”, comenta Fernanda.
Há vários anos, a NEC do Brasil está presente nos SBACs. Este ano, a empresa também patrocina o ¿NEC Awards¿, que prestigia alunos e professores que se dedicam à pesquisa em aplicações científicas. “Nossa intenção, com este prêmio, é a de simbolizar a importância que damos à pesquisa em aplicações científicas, estimulando o interesse nesta área, tanto por alunos, como por professores e pesquisadores”, comenta Fernada.

|