.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

01/01/2003-NEC fornece supercomputador para Centro de Metereologia do Brasil - 1a Parte

Instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do INPE, o supercomputador SX-6 da NEC processa 256 bilhões de cálculos por segundo

O INPE ー Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais inaugura o novo sistema de supercomputação baseado na tecnologia NEC SX-6 no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O supercomputador modelo SX-6 produzido pela empresa japonesa NEC tem o maior desempenho no mundo por processador em um único chip. Este modelo instalado no INPE apresenta uma performance de 256 bilhões de cálculos por segundo para processamento de dados de previsões de tempo e clima.

Com esta primeira fase de implantação, o INPE fornecerá com mais precisão e agilidade previsões de tempo e clima para meses e até anos. Quando o sistema for totalmente instalado, o que está previsto para o primeiro semestre de 2003, o instituto estará efetivamente apto a realizar estudos de mudanças climáticas do planeta de décadas a até séculos a frente, o que coloca o Brasil entre um grupo seleto de países dotados desta competência.

Marcos Souza, gerente técnico de Sistemas de Alto Desempenho da NEC do Brasil, explica que um supercomputador em um centro de metereologia vem auxiliando cada vez mais os setores agrícolas e também de usinas hidroelétricas. Um agricultor, baseado na previsão de tempo, toma decisões de manejo da terra ou seleção de uma cultura e, em casos de decisões equivocadas, consegue evitar perdas com uma previsão mais extensa. No caso de hidroelétricas se necessita de um preciso planejamento antecipado para manutenção de reservatórios em níveis ideais.

A NEC do Brasil tem sido o parceiro tecnológico do INPE há mais de uma década. O CPTEC utilizou o primeiro supercomputador da NEC em 94. Desta data em diante, a NEC implantou novas máquinas com o objetivo de melhorar a resolução e precisão das informações. Para garantir esse desempenho, a NEC mantém um grupo de profissionais no CPTEC para manutenção e funcionamento do sistema