.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

24/06/2010-NEC Brasil implementa sistema de rastreamento de ativos no Hospital Israelita Albert Einstein

Hospital é o primeiro na América do Sul a obter a solução de RFID, que permite localização de equipamentos médicos, além de monitorar e gerenciar a temperatura das geladeiras, o que desonera os profissionais da área e amplia a capacidade de controle sobre a utilização dos recursos


A NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, acaba de finalizar a primeira fase do projeto de rastreabilidade (utilizando a tecnologia RFID - Radio Frequency Identification) no Hospital Israelita Albert Einstein, uma das principais instituições na área de saúde no Brasil. O projeto teve início em meados de 2009 e se trata de um sistema pioneiro na América Sul, que atende às necessidades específicas do setor de saúde, com capacidade de rastreabilidade e visibilidade voltadas especialmente para as exigências e regulamentações desse mercado.

A solução é customizada de acordo com a demanda do hospital e nessa primeira fase da implementação, destacam-se o sistema de controle de temperatura das geladeiras e o de localização de equipamentos médicos, que funcionam por meio da rede sem fio do próprio hospital – infraestrutura que também foi implementada pela NEC anteriormente. O objetivo é desonerar os profissionais da instituição, que passarão a trabalhar de maneira mais ágil e eficiente. Além disso, a solução aumenta a capacidade de controle sobre a utilização e o direcionamento dos recursos internos, por parte da direção do hospital.

Sérgio Arai, diretor-executivo de TI do Einstein, explica que o hospital possui um grande número de geladeiras, com temperaturas distintas para cada material, como bancos de sangue, de tecido, de leite, medicamentos etc. Além disso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a JCI (Joint Commission International) exigem relatórios diários para examinar se a situação e a temperatura desses depósitos estão de acordo com as regras previstas em lei. Por isso, essa verificação, realizada diversas vezes ao dia, despende muito tempo de trabalho dos colaboradores, que ainda hoje, costumam reportar esses relatórios manualmente no Brasil. “Com a solução da NEC, esse processo se torna automático. Foram instalados tags ( etiquetas com dispositivos eletrônicos para medição e transmissão de informações digitais) nas geladeiras, que medem constantemente as temperaturas, e estão diretamente ligados a um software que realiza todo o gerenciamento. Caso haja alguma anomalia, o sistema envia alertas instantâneos aos responsáveis”, afirma Arai.

Já a solução de localização de equipamentos, permite maior organização do fluxo de materiais, como bombas infusoras e monitores multiparamétricos. Em cada um dos itens também é colocado um tag, que indica a localização e as condições de cada instrumento. A tecnologia faz o mapeamento da movimentação dos equipamentos via rede sem fio, diminuindo o tempo de procura dos instrumentos e evitando perdas. Além disso, o sistema é capaz de gerar alertas sobre a situação de cada material e avisar aos gestores quando os objetos estão indisponíveis, se estão na etapa de higienização ou de manutenção.

“O Einstein sempre está à frente na implementação de soluções criativas e como a NEC é uma empresa inovadora esta parceria, que existe desde 2006, tem dado tão certo. Acreditamos que a rastreabilidade deverá se tornar uma exigência cada vez mais presente dentro dos hospitais nos próximos anos, pois essa solução já apresentou resultados efetivos na otimização dos processos internos”, destaca Arai.

Expectativas

Na segunda fase do projeto, que será iniciada ainda em 2010, o sistema de rastreamento será expandido para os pacientes e equipe médica. Por meio da mesma rede, o sistema será aplicado a pacientes em estado crítico, principalmente de natureza psiquiátrica, que precisam de monitoramento constante. Nesses casos, serão colocadas pulseiras com os tags, que além do sistema de rastreabilidade, incluirão dispositivos, capazes de indicar a inclinação do paciente. Isso permite que toda a circulação do paciente seja controlada à distância e, também sua posição, para casos de quedas ou movimentações inadequadas. Além disso, a equipe médica também poderá ser localizada com o intuito de identificar onde um profissional se encontra sem interferir em seus compromissos cotidianos, como consultas ou cirurgias das quais esteja participando.

De acordo com Luiz Villela, diretor geral de marketing e negócios da NEC Brasil, o setor de saúde apresenta uma demanda muito grande por tecnologias voltadas específicamente ao segmento, o que é importante para desonerar os profissionais de saúde para que eles possam se concentrar em atividades mais importantes. “Identificamos que a área de saúde é muito carente em relação às tecnologias que auxiliam nas tarefas pertinentes ao seu cotidiano. Por isso, apostamos em uma grande adesão do mercado por projetos que incluem tecnologia RFID e estamos investindo na difusão dessa solução em diversas instituições do País”, completa.

A solução possibilita uma ampla cobertura do sinal, o que permite o monitoramento de estabelecimentos de grande porte e intenso fluxo de trabalho, como é o caso do Eisntein. Nesse caso, Villela ressalta outras vantagens da solução para esse mercado. “A capacidade de rastrear e visualizar as condições dessas diversas áreas dentro das entidades de saúde permite maior controle dos processos internos e o gerenciamento mais equilibrado dos recursos, que passam a ser melhor alocados, de acordo com as necessidades observadas no dia-a-dia. Essas vantagens reduzem substancialmente os custos dos gestores, tanto com a otimização do trabalho dos profissionais, quanto com a agilidade na utilização dos equipamentos”, finaliza o executivo.

Sobre a NEC Brasil

No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos de supercomputação, broadcasting e identificação biométrica. Com mais de 41 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.

Mais informações à imprensa:
A4 Comunicação - NEC


Gerente de Núcleo
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4com.com.br

Atendimento
Daniela Malara – danielamalara@a4com.com.br
Tel: 11 3897 4122

Sobre o Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) é um dos mais conceituados da América Latina, por acreditar que seu trabalho não é tratar doenças, mas cuidar de pessoas. Capaz de atender a todas as demandas da cadeia de valor de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde, o HIAE destaca-se pelo seu desempenho em procedimentos de alta complexidade.

Mais informações à imprensa:
Luiza Spinelli – luizars@einstein.br
Tel: 11 2151-1476