.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

28/06/2009-Versão atualizada do Supercomputador da NEC já está disponível para o mercado brasileiro

No Brasil, INPE utiliza supercomputador da NEC para previsões meteorológicas

A NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, anuncia que o Supercomputador denominado “Earth Simulator System” atingiu uma performance efetiva de 122 TFLOPS. O sistema assegurou a posição nº 1 no Japão (22º no mundo) e atingiu a posição de liderança em termos de eficiência de desempenho de acordo com o “ranking” publicado no site TOP500 (www.top500.org), de junho de 2009.

O sistema renovado consiste em um supercomputador vetorial com 160 nós do NEC SX-9/E e ostenta uma performance de pico de 131 TFLOPS. Ele está equipado com uma CPU de alta performance (102.4 GFLOPS), classificada como a mais rápida do mundo atualmente em operação. Os índices do sistema foram atingidos com o uso de uma arquitetura de memória que proporciona uma alta taxa de transferência de dados entre CPU e memória, e uma rede de altíssima velocidade interligando os nós, além da performance da CPU.

Por utilizar uma plataforma vetorial, o Supercomputador da NEC proporciona precisão e performance necessárias para a simulação de fenômenos complexos, que incluem aquecimento global, poluição do ar e oceano, efeito El Nino, tempestades, previsão da rota de furacões, entre outros. No Brasil, o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – foi o primeiro centro de meteorologia brasileiro a utilizar um supercomputador.

Segundo Alexandre Nakamura, Gerente de Departamento Especiais da NEC, o INPE utiliza o Supercomputador da companhia desde 1994. Após a implantação já foram realizadas duas atualizações tecnológicas. “Embora o Brasil não sofra impactos bruscos, como terremotos e tornados de grande intensidade, o país não está alheio às mudanças climáticas ocasionadas por conta do aquecimento global. Exemplo disso são as recentes inundações nas regiões sul e nordeste do país. Portanto, nosso objetivo é contribuir para que o sistema meteorológico brasileiro seja o mais preciso, a fim de prever cada vez mais fenômenos para melhor proteger a população”, afirma Nakamura.

O supercomputador ‘Earth Simulator System’, foi entregue à Agência Japonesa de Tecnologia e Ciência Marítima-Espacial neste mês de junho. “Esperamos que este sistema também contribua para a maior atividade econômica do Japão, a fim de solucionar questões ambientais, obter melhor entendimento de mudanças na crosta terrestre, além de ocorrências de terremotos”, complementa Nakamura.

Olhando para o futuro, a NEC continuará a fortalecer o desenvolvimento de supercomputadores vetoriais de desempenho avançado e, ao mesmo tempo, proporcionando aos clientes ótimos sistemas de supercomputadores escalares e de PCs em cluster.

Sobre a NEC Brasil
No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos de computação de alto desempenho, broadcasting e identificação biométrica. Com 40 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.

Mais informações à imprensa:
A4 Comunicação
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4com.com.br
Vânia Goersch – vaniagoersch@a4com.com.br

Tel: (11) 3897-4122