|
 |
06/06/2006-NEC implanta projetos de segurança e comunicação de voz • O condomínio industrial Eurobras Stock Business Center contará com infra-estrutura de comunicação de voz com tecnologia VoIP e de dados da NEC disponibilizada aos futuros condôminos, no modelo de receita sob demanda.
• Localizado no município de Macaé, RJ, próximo ao Parque dos Tubos da Petrobrás, o condomínio terá também com projeto integrado de segurança implantado pela NEC.
• Previsão da Eurobras é que o condomínio, construído com base em soluções inovadoras e facilidades tecnológicas inéditas do Brasil, esteja concluído em julho deste ano.
A Eurobras, empresa com mais de 10 anos de atuação no segmento imobiliário, escolheu a NEC, provedora de soluções de comunicação e tecnologia da informação, como parceira nos projetos de comunicação de voz com tecnologia VoIP e de dados e Segurança do seu novo empreendimento, o Eurobras Stock Business Center, condomínio industrial no bairro de Imboassica, município de Macaé, RJ. Com foco na indústria de óleo e gás e localizado próximo ao Parque dos Tubos da Petrobrás numa área de mais de 30 mil metros quadrados, o condomínio tem capacidade para abrigar de 20 a 30 empresas e foi construído com base em soluções inovadoras e facilidades tecnológicas inéditas do Brasil.
“A parceria com a NEC tem completa sinergia com conceito do empreendimento, uma vez que, além da inquestionável expertise e atualização tecnológica, a empresa demonstrou capacidade, estrutura e escala para tornar-se, ela mesma, uma empreendora do condomínio”, comenta Fernando Almeida, diretor comercial do empreendimento, referindo-se ao modelo de negócio adotado para a implantação da rede de comunicação de voz e dados, cuja infra-estrutura pertence à NEC e onde a receita é advinda da ativação de portas de acordo com a demanda.
Na prática, a cada novo condômino conquistado do Eurobras Stock Business Center, a NEC será a responsável pela implantação, gerenciamento e atualização tecnológica da rede de comunicação. “As próprias características do empreendimento nos mostraram que este era o melhor modelo a ser adotado, uma vez que a ativação da rede dependerá das necessidades específicas em comunicação de voz e dados de cada nova empresa a ser instalada no condomínio, seja em número de portas, como em funcionalidades, diferente do que acontece na maioria das corporações, onde esses aspectos são pré-definidos”, explica Silvio Maemura, diretor da NEC Solutions Brasil. Para garantir a qualidade do serviço, o projeto prevê disponibilização de um técnico residente da NEC no condomínio.
Almeida lembra que outro aspecto importante para a viabilização da parceria, foi a implantação do Sistema Integrado de Gerenciamento de Segurança (SIGS), também de responsabilidade da NEC. “Poucas empresas têm capacidade tecnológica para atender dois projetos tão distintos como segurança e comunicação de voz e dados. Para nós, é uma grande comodidade poder contar com um único fornecedor para dois projetos tão importantes para o sucesso do empreendimento”, explica Almeida.
O projeto integrado de segurança, cujo contrato tem duração de sete anos, abrange os aspectos físicos do empreendimento, por meio de uma Central de Controle de Segurança e é composto de quatro plataformas: Controle de Acesso; CFTV Circuito Fechado de Televisão; Monitoração de Alarmes com sensoreamento perimetral, todas integradas em um sistema de gerenciamento central. Para o controle de acesso, a NEC optou por uma das mais modernas tecnologias de identificação para acesso: os cartões RFID (Identificação por Rádio Freqüência). O sistema de circuito fechado de televisão é composto de câmeras fixas e móveis – Speed Domes -, de alta capacidade de visão e resolução, localizadas em pontos estratégicos do condomínio. A plataforma de sensoreamento perimetral permite detectar a presença de pessoas em situação de tentativa de intrusão.
“Este conjunto de plataformas, integradas na Central de Controle, além de atender as requisições do projeto e garantir a segurança, é escalável e pode ser ampliado conforme aumentar a ocupação do condomínio”, explica Maemura.
Sobre o Eurobras Business Center
Em uma época em que a otimização de custos e aperfeiçoamento de logística são um diferencial importante, a Eurobras investe em uma solução de comprovada eficiência entre empresas da Europa. Trata-se do condomínio industrial, que está sendo erguido em Macaé, no Norte do Estado do Rio de Janeiro - um complexo de galpões e escritórios que oferece infra-estrutura e serviços inovadores para as mais variadas companhias.
Neste sistema, uma empresa não precisa investir em montagem e adaptações de galpões. Basta alugar um dos espaços, se instalar e começar a operar. E em muitos dos casos, todo esse processo não dura mais do que 48 horas.
O primeiro condomínio deste tipo está sendo feito para atender fornecedores e sub-fornecedores da indústria do petróleo e outras companhias. A localização não poderia ser mais propícia: em um dos municípios que mais crescem no país, graças ao avanço da indústria petrolífera, o complexo fica próximo ao Parque dos Tubos da Petrobras, região que já conta com uma infra-estrutura viária excelente. E, como grande parte dos contratos do mercado de petróleo é temporária, o condomínio da Eurobras oferece a facilidade de um fornecedor ou um sub-contratado do setor poder se instalar próximo ao seu cliente sem precisar investir na compra de um espaço e ainda fazer adaptações no galpão desejado.
O objetivo do condomínio industrial é justamente dar todo o suporte para que uma empresa comece a operar rapidamente, como em um centro empresarial. Os galpões dispõem de escritório, área para carga e descarga, vão livre, estrutura para ponte rolante, portas automatizadas, pé-direito elevado e sistema de interfone. Esta estrutura possibilita que uma empresa se instale em até 48 horas, sem perder tempo e sem precisar imobilizar seu capital com adaptações, licenças e obras.
A flexibilidade é outro diferencial. Os galpões foram montados em módulos com sistemas de parafusos. Ou seja, qualquer ampliação do espaço pode ser feita de forma rápida e econômica. A qualidade dos materiais empregados demonstra uma preocupação com o bem-estar dos funcionários. Todos os galpões possuem isolamento térmico e acústico e o pé-direito elevado permite uma maior circulação do ar quente, propiciando um ambiente mais refrigerado.
Ao mesmo tempo, dentro do complexo a empresa não precisa se deslocar externamente para usufruir de outros serviços estratégicos. O condomínio oferece business center, onde é possível conseguir salas, auditório, espaços para reuniões e escritórios virtuais com videoconferência, secretária bilingüe, central de motoboys, sistema de telefonia IP, entre outros.
O complexo também vai dispor de segurança armada e eletrônica 24 horas, estacionamento rotativo, restaurante, central de motoboys, coleta seletiva de lixo, lojas de conveniência, estacionamento para carretas e áreas de lazer. A previsão é que o empreendimento esteja concluído em julho deste ano.
Sobre a NEC
No Brasil, a NEC possui uma oferta de soluções de telecomunicações e TI para operadoras, por meio da NEC do Brasil e empresas e governo, por meio da NEC Solutions Brasil. A NEC também desenvolve no país projetos especiais de supercomputação e automação industrial. Com mais de 38 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais, que emprega mais de 147.000 pessoas em todo o mundo e teve uma receita líquida de aproximadamente US$ 46 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2004. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.nec.com.br.
Informações à Imprensa:
NEC
A4 Comunicação
Lúcia Guimarães – luciaguimaraes@a4com.com.br
Renata Senlle – renatasenlle@a4com.com.br
Tel: 11 3088 4122 / 9197 3921

|