.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

17/03/2008-NEC implanta sistema de identificação com uso de RFID na MRS Logística


Solução de RFID da NEC auxilia no processo de manutenção de vagões, complementando sistema que identifica problemas técnicos nos rolamentos das composições e evita quebras e descarrilamentos.

A MRS Logística, concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da rede ferroviária federal, encontrou na solução integrada de RFID desenvolvida pela NEC, empresa provedora de soluções de TI e comunicação, o complemento ideal para o sistema utilizado para resolução de problemas ocasionados por falhas técnicas na sua frota de trens. Composta por TAGs, antenas e leitores de RFID, a solução foi totalmente desenhada pela NEC, que também foi responsável pela sua integração ao sistema RailBAM, que acusa anomalias nos rolamentos das composições da MRS.

O RailBAM está instalado no Pátio P2-03, na Ferrovia do Aço, trajeto obrigatório de todas as composições de carga pesada da empresa, por onde passam 70% da frota da MRS. A solução faz parte do Supersite, sistema que a MRS deverá concluir em 2008 e que conta com mais três módulos de detecção de falhas.

O CIO da MRS, Decio Tomaz, detalha o funcionamento do sistema: “Assim que a composição passa sobre o local onde está instalado o RailBAM, ele é acionado e analisa o ruído emitido pelos rolamentos. Caso detecte qualquer ruído fora dos padrões, ele envia as informações online para o software de controle, ao mesmo tempo em que a solução da NEC envia informações sobre a roda com defeito para o computador do RailBAM”, explica Decio Tomaz. Com as informações consolidadas, é possível identificar instantaneamente o vagão com defeito e fazer a emissão de relatório completo para a equipe de Planejamento e Controle de Manutenção, para que o vagão seja direcionado à oficina.

O executivo salienta ainda que, com esse sistema, a MRS passa a ter um controle dos defeitos logo que eles começam a se manifestar, evitando quebras e descarrilamentos, a partir de uma manutenção preventiva.

Para que o sistema guarde o histórico das leituras e possibilite análise das tendências de cada defeito, é necessário que toda a frota de vagões da MRS passe pela instalação de etiquetas eletrônicas de identificação (TAG), baseadas em rádio-frequência, conhecidas como RFID. “O sistema de RFID é fundamental porque é a etiqueta quem indica ao software de controle qual é o vagão com problema, e mais, em que posição ele se encontra”, comenta Arnaldo Murasaki, Diretor da NEC Solutions Brasil.

“Nossa solução é completa e foi totalmente integrada ao sistema da MRS, sem dúvida um dos mais modernos sistemas já implantados em uma rede ferroviária no país”, comenta Murasaki. Ele diz que, em linhas gerais, o funcionamento da solução de RFID é bastante simples, mas o grande desafio para a NEC foi o seu desenho e a integração com o sistema de controle da MRS.

Decio Tomaz explica que até 2008, está prevista a implantação dos outros três módulos que comporão o SuperSite da MRS: o T.Bogie, que mede o desalinhamento de trucks; o Wheelspec, que utiliza a tecnologia laser para avaliar o perfil das rodas, e o WILD, que verifica o calejamento e a ovalização das rodas, antes que sejam detectáveis pelos meios comuns (ruído, por exemplo). O investimento total da MRS no Supersite vai girar em torno de R$ 9 milhões.

Sobre a NEC Brasil
No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos especiais de supercomputação, broadcasting e identificação biométrica. Com 40 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais.

Sobre a NEC Corporation
A NEC Corporation é uma das maiores provedoras globais de Internet, rede de banda larga e soluções de negócios e se dedica a atender a necessidades específicas de sua base global de clientes em diversos segmentos. A NEC oferece soluções personalizadas nas principais áreas de computação, rede e dispositivos eletrônicos, integrando seu potencial técnico em TI e Network e fornecendo soluções avançadas de semicondutores por meio da NEC Electronics Corporation. O Grupo NEC emprega mundialmente mais de 150 mil pessoas. Para obter mais informações, visite http://www.nec.com

Sobre a MRS Logística
A MRS Logística S.A., uma das maiores ferrovias do Brasil, atua no mercado de transporte ferroviário de carga nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, possuindo uma malha de 1.643 km de extensão. Suas linhas acessam os portos de Santos (SP) e Rio de Janeiro, Sepetiba e Guaíba (RJ). O mercado de cargas na área de influência da malha da MRS é extremamente favorável ao setor ferroviário, seja pela natureza dos produtos movimentados, seja pela demanda. Nesta região concentra-se perto de 65% do PIB brasileiro e um complexo de usinas siderúrgicas, cimenteiras, empresas de mineração e uma área importante de produção agrícola. A MRS é a primeira ferrovia brasileira, após a concessão, a obter a Licença Ambiental para toda a sua operação ferroviária e foi certificada, em 2006, na ISO 9001:2000.

Mais informações à imprensa:
A4 Comunicação

Patricia Andrade – patriciaandrade@a4com.com.br
Caio Paiva – caiopaiva@a4com.com.br
Tel: (11) 3897-4122/ 9917-3921