.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

12/05/2003-Correios modernizam centros de triagem com solução da NEC

Hoje,12, a NEC do Brasil faz a entrega do Sistema Automático de triagem postal para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Centro de Triagem de Cartas e Encomendas Postal de Jaguaré em São Paulo.

A ECT Jaguaré operará com três linhas de triagem, cada uma composta por três equipamentos fabricados pela NEC Corporation: a Pré-Separadora, um equipamento com leitura óptica de caracteres e sistema de codificação de vídeo; a Separadora Final para triagem das cartas até o nível de rotas de distribuição; além de um módulo de supervisão de todos esses equipamentos. Esses sistemas vieram juntar-se a vários outros, já em operação, de outros fabricantes.

Atualmente, o Centro de Triagem de Cartas e Encomendas de Jaguaré tem capacidade para triagem automática de 3,3 milhões de cartas por dia. Com os novos equipamentos da NEC, a expectativa é de aumentar essa capacidade em 72%. Outros centros de triagem dos Correios também passaram por essa modernização. No total foram entregues 70 equipamentos em 11 centros de triagem dos correios em todo Brasil - Recife, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, entre outros.

Antes, a triagem de todos os objetos postais era feita manualmente. “Com a aquisição de equipamentos de tratamento automático, da NEC e de demais fabricantes, os serviços de triagem se tornaram muito mais rápidos, devido a capacidade de identificação e separação de 10 a 12 cartas por segundo por equipamento. Esse ganho no processo de triagem refletiu diretamente na qualidade e rapidez dos serviços prestados pelos Correios”, afirma Romulo Valle Salvino, Coordenador do Programa Corporativo de Automação Industrial dos Correios.

“É com satisfação e orgulho que a NEC participa, desde a instalação das primeiras máquinas de triagem em 1978, na evolução dos Correios rumo a uma empresa voltada a tecnologia da informação, visto que a automação postal é parte imprescindível desse processo. A ECT recebeu o que há de mais moderno em termos de desempenho e qualidade em se tratando de equipamentos de automação da triagem”, destaca Tadeu Egawa, gerente de implantação da NEC do Brasil.


Modernização Centro de Triagem Jaguaré

Na unidade Jaguaré, a pré separadora executa a função de ler o endereço e o CEP (impresso ou manuscrito), consultar o banco de dados para a validação dessas informações e imprimi-las em forma de código de barras fluorescente no envelope. Caso a pré separadora não consiga reconhecer automaticamente nem o endereço e nem o CEP, uma imagem desta carta é gerada e enviada aos postos de videocodificação para que um operador tente identificar e complementar as informações online, a tempo de dar prosseguimento na triagem automática. A separadora final identifica as informações contidas no código de barras e separa em até 216 faixas de CEP, pré selecionadas através de um plano de triagem.

O módulo de supervisão faz o gerenciamento e coordenação todas as atividades dos equipamentos das 03 linhas, como também a comunicação entre a central em Brasília para o envio e recebimento de informações estatísticas e do banco de dados e entre os outros centros de triagem para o envio e recebimento de arquivos de dados de triagem.

O banco de dados utilizado pela pré separadora é denominado DNE (Diretório Nacional de Endereços) e está centralizado na sede principal da ECT em Brasília. Também foi desenvolvido e implementado pela NEC do Brasil. Além do DNE, a NEC implementou o SNG (Sistema Nacional de Gerenciamento) que executa a função de gerenciar os dados estatísticos de produção e comunicação de todos os centros de triagem do território nacional através da rede WAN (worldwide Access Network) da ECT.

Mais informações,
A4 Comunicação - (11) 3088-4122
Carolina Stefanini / Rafaela André
carolina@a4com.com.br