.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

15/08/2006-NEC Inaugura Centro Integrado de Serviços Profissionais no Brasil

NEC Inaugura Centro Integrado de Serviços Profissionais no Brasil e se torna referência do Grupo para a América Latina


• Experiência de mais de 36 anos na implantação de redes de comunicação no país garante a aposta da NEC Corporation na NEC Brasil, que, ao estabelecer o Centro Integrado de Serviços Profissionais (CISPRO NEC) assume, entre vários papéis de referência regional, as atividades de implementação de redes NGN em toda a região da América Latina.

• Para atender a crescente demanda dos negócios de serviços, tanto no mercado corporativo como de operadoras, NEC Brasil investiu R$ 8 milhões no CISPRO NEC.

• Com um moderno NOC (Network Operation Center), o CISPRO NEC conta com equipes de atendimento, projeto, engenharia, manutenção, suporte e desenvolvimento de software preparadas para oferecer serviços de alto valor agregado nos segmentos de voz, dados e tecnologia da informação.


A NEC Brasil começa, neste segundo semestre de 2006, uma nova etapa da sua atuação no país, depois de um processo de reposicionamento estratégico iniciado há cerca de cinco anos. Com o consistente apoio da matriz, no Japão, a empresa inaugura o seu Centro Integrado de Serviços Profissionais (CISPRO NEC). O novo centro está instalado em um prédio de 11 andares, na região central de São Paulo e abriga equipe de mais de 300 profissionais. Investimentos da NEC Brasil em serviços somam cerca de R$ 8 milhões.

“Essa nova etapa é o resultado de uma trajetória que começamos a traçar no ano de 2001 e demonstra a força da NEC Brasil que, em que pesem todas as dificuldades enfrentadas com as drásticas mudanças do mercado nacional, não só permaneceu apostando no país como hoje cresce e se torna referência para o mundo”, afirma Paulo Castelo Branco, Presidente da NEC do Brasil.

O principal executivo explica que a capacidade e a competência da NEC Brasil na oferta de serviços profissionais integrados foi um fator importante para que a NEC Corporation nomeasse o país como responsável pelo desenvolvimento, customização e manutenção de soluções NGN para as operadoras que atuam no mercado da América Latina, que se iniciará pelo projeto de migração das redes TDM para NGN, sua implantação e todos os serviços profissionais de operação e manutenção pós-venda.

Além do Brasil, este crescimento dos negócios de migração da rede legada de telecomunicação para NGN da NEC deverá estar associado à atuação em países da América Latina, tais como Argentina; Chile; Colômbia; México; Peru; Venezuela, além do Caribe.

Segundo Castelo Branco foram fatores importantes na criação do CISPRO a ampliação da atuação para América Latina e, principalmente, as novas demandas do mercado nacional. “Num primeiro momento, observamos uma clara tendência de migração das redes TDM para NGN, que será seguida da busca por novas plataformas IMS no futuro e por uma tendência acelerada da adoção das tecnologias IP nas redes corporativas, buscando a convergência com as plataformas de TI”, explica o executivo. A concepção do projeto do CISPRO foi iniciada pela NEC Brasil em 2004.

Centro Integrado de Serviços Profissionais – CISPRO

No mercado tradicional de telecomunicações, grande parte dos serviços era oferecida de forma integrada às vendas de equipamentos e plataformas de tecnologia NEC e os seus custos eram sustentados pelas altas demandas de equipamentos e sistemas produzidos e fornecidos pela NEC. Com a queda na demanda de sistemas e equipamentos e a sofisticação exigida nos serviços, a NEC passou a atender os compromissos contratuais e iniciou o seu reposicionamento estratégico. A empresa passou do papel de fabricante e mero fornecedor de tecnologia a integrador de sistemas e provedor de soluções, além de atender novas necessidades das operadoras e empresas no sentido de terceirizar boa parcela das atividades de operação, manutenção, gestão dos ativos tanto de hardware como software, transferindo-a para os seus parceiros tecnológicos.

A NEC Brasil, com uma participação expressiva de mercado, tinha um parque instalado bastante significativo, além de profissionais altamente especializados que poderiam ajudar seus clientes na manutenção dos recentes investimentos realizados. Dessa forma a empresa iniciou uma gradativa evolução na prestação de serviços profissionais que, a partir de agora passam a se oferecidos, de maneira integrada, no CISPRO, cuja estrutura é composta por Contact Center; NOC (NEC Operation Center); Laboratórios de Redes da Próxima Geração (NGN/IMS); Laboratórios de Redes de Dados e Transporte, Wireless, Wimax; Escritório de Engenharia de Desenvolvimento e Testes de Conformidade; Centro de Treinamento; Escritório de Serviços Gerenciados; Escritório de Gestão de Projetos; Escritório de Suporte Técnico Multivendor (plataformas NEC e de parceiros) e Escritório de Gestão de Reparos e ativos de hardware.

“Apesar dos muitos dos serviços mencionados já serem do portfólio da empresa há muito tempo, sua forma descentralizada - com laboratórios, pessoal e competências em diferentes localidades - dificultava a criação de sinergia em termos de integração de processos e pessoas“, explica Pedro Panos Mouradian, Gerente Geral do CISPRO NEC.

No novo centro, além dos laboratórios, pessoas e processos integrados num mesmo local, foi adicionada a figura do NOC (Network Operation Center), um moderno centro de operação que possibilita gerenciar as redes dos diversos clientes, em tempo real, monitorando e tomando ações preventivas. “Antes do CISPRO, a NEC Brasil tinha visões descentralizadas das redes dos clientes, através de ferramentas disponíveis com os respectivos gestores de cada contrato de serviços, o que dificultava verificar a performance da gestão das redes como um todo” explica Mouradian. Segundo ele, o novo NOC possibilita um ganho bastante expressivo na gestão, na criação de parâmetros de análise de criticidade e severidade e na integração das ações que ficam sob comando centralizado do centro de operações.

Mouradian faz questão de ressaltar que as inovações não ficaram restritas ao NOC, cuja visibilidade física é a mais evidente. Ele explica que a NEC Brasil investiu no redesenho de seus processos, tornando-os aderentes ao modelo ITIL (IT Infrastructure Library) - uma das referências de melhores práticas de mercado - na capacitação de pessoal em termos de tecnologias e processos, em sistemas de informação voltados a suportar os processos redesenhados e na gerência de alianças estratégicas. Para cada um destes itens foram adicionados conceitos inovadores para o setor, práticas e processos comuns adotados pelos centros de serviços, associados a serviços de informática e TI, e que hoje fazem parte do dia-a-dia do CISPRO.

O CISPRO NEC entra em operação com cerca de 300 profissionais entre engenheiros, técnicos, analistas e administrativos. Mais de dois terços possuem alta especialização e conhecimentos em tecnologia, serviços, processos e gerenciamento.

Hoje a área de serviços responde por cerca de 14% da receita da NEC Brasil e a meta é que esta participação chegue a 25% nos próximos dois anos.



Mais informações à imprensa:

A4 Comunicação
Paulo Figueiredo
Lúcia Guimarães – luciaguimaraes@a4com.com.br
11 3088 4122 / 9917 3921