|
 |
20/10/2005-NEC discute “A verdadeira corrida dos Supercomputadores” no SUPERCOMP 2005Evento que acontece de 24 a 27 de outubro no Rio de Janeiro, reúne importantes nomes de empresas e instituições ligadas à computação de alto desempenho, ou supercomputação, no Brasil e no mundo.
Na matéria Japanese Computer is World´s Fastest, as U.S. Falls Back (Computador Japonês é o mais rápido do mundo, enquanto EUA ficam para trás), publicada pelo The New York Times, em abril de 2002, o autor menciona o supercomputador japonês usando o termo "Computenik", numa referência ao lançamento do primeiro satélite artificial em 1957, o Sputnik, pela União Soviética.
Semelhante ao que acontece na corrida espacial, onde a força é medida pela potência de artefatos e pela capacidade de alcançar resultados nunca antes obtidos, alguns encaram a evolução dos supercomputadores como uma batalha limitada ao alto desempenho computacional e à quantidade de memória. Em jogo, desde a honra de deter o título de supercomputador mais rápido, até alcançar lucros em vendas.
Entretanto, para 6 bilhões e meio de pessoas no planeta, o que está em jogo é algo muito mais importante: o papel que as “supermáquinas” podem desempenhar no aumento da qualidade de vida e bem estar da sociedade. Para Marcos Souza, gerente técnico da NEC no Brasil, esta é a verdadeira corrida dos supercomputadores, e será o ponto de partida para a palestra que fará durante o Supercomp 2005, no dia 24 de outubro às 17h00. “A idéia é tirar um pouco o foco do atual estado tecnológico e enfatizar as realizações práticas dos sistemas computacionais de alto desempenho para a sociedade”, explica Souza.
Ele cita a utilização da supercomputação em centros climáticos de todo o mundo, como uma das mais evidentes contribuições que a tecnologia tem oferecido às populações mundiais. “Há quase duas décadas a NEC é referência no fornecimento de sistemas computacionais para centros climáticos mundiais, o que culminou, em 2002, com o desenvolvimento do Earth Simulator, supercomputador encomendado à NEC pelo governo do Japão para fazer a previsão de terremotos”, conta Souza. Um desses sistemas está instalado aqui mesmo no Brasil, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC do Instituto de Pesquisas Especiais - INPE, em Cachoeira Paulista, SP. Com isso, continua Souza, “o Brasil integra atualmente um seleto grupo de nove países que geram sistematicamente previsões de clima e iguala-se aos mais avançados centros do mundo na previsão de tempo e, principalmente, na previsão climática”.
Mas Souza acha importante deixar bem claro que as aplicações para previsão de tempo e clima estão longe de serem as únicas entre as possibilidades de uso da computação de alto desempenho. Para ele, falar de supercomputação hoje é vislumbrar a vasta gama de aplicações possíveis no campo da pesquisa, onde eles podem ser utilizados para simulações nos campos da Física, Química, Medicina e meio ambiente, entre outros. É o caso do HLRS (High Performance Computing Center Stuttgart), na Alemanha. “É um centro de referência na Europa, onde estão instalados 96 nós do supercomputador NEC (SX-8), em sua última e mais completa versão” comenta Souza. É desse centro que virá para o Supercomp 2005, o Professor Peter Hass. Ele fará uma palestra no dia 26 de outubro, às 11h00.
Sobre o Supercomp 2005
O XVII Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores - Processamento de Alto Desempenho (SBAC-PAD 2005), acontece de 24 a 27 de Outubro, no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. No evento serão apresentados artigos de vários autores nacionais e internacionais sobre diversos temas relacionados às áreas de interesse do simpósio: arquiteturas e sistemas operacionais paralelos; linguagens e algoritmos paralelos; balanceamento de carga e sistemas tolerantes a falhas são algumas que podemos destacar. Este ano o evento será realizado em conjunto com o Workshop de Sistemas e Computação de Alto Desempenho (WSCAD 2005) e com o Fórum de Tecnologias e Aplicações de Sistemas de Alto Desempenho (FSAD 2005).
SBAC-PAD 2005
O Simpósio contará com a presença de palestrantes internacionais de renome: "Single-Chip Multiprocessors: Redefining the Microarchitecture of Multiprocessor" do Prof. Gurindar S. Sohi da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA; "e-Science and Its Applications: Life Sciences and Finance", Ronald Perrottprofessor de Engenharia de Software na Queen´s University of Belfast, Reino Unido; "High Performance Computing in Science and Engineering", "Entropy, nonlinear dynamics, complexity and all that", Peter W. Haas do High Performance Computing Center, em Stuttgart, Alemanha; Constantino Tsallis pesquisador do Instituto Santa Fé, EUA e professor do Centro Brasileiro de Pesquisa de Física (CBPF), Brasil.
Na programação do SBAC-PAD 2005 encontra-se também a apresentação de dois tutoriais de nível internacional: "Projeto de Arquitetura de Processadores para Aplicações Específicas", apresentado por Rainer Leupers, da Universidade de Aachen, Alemanha e "Desenvolvimento Acelerado de Aplicações para Grades de Computadores" apresentado por Artur Andrzejak, do Zuse Institute Berlin, Alemanha.
WSCAD 2005
Além de palestras de 24 artigos selecionados entre autores das melhores universidades do país, haverá a apresentação de uma série de mini-cursos especialmente elaborada para o evento: "Sistemas de Computação Baseados em Máquinas Virtuais" apresentado por Lauro Whately, UFRJ; "Otimização de Desempenho de Software: Conceitos, Técnicas, Métodos e Exemplos" apresentado por Carlos Martins, PUC-Minas e "Construção de Modelos de Processadores Usando uma Linguagem de Descrição de Arquiteturas" apresentado por Sandro Rigo, da UNICAMP.
FSAD 2005
Serão diversas palestras de empresas de tecnologia, entre as quais destacam-se: José E. Moreira, arquiteto do Blue Gene Software Systems da IBM Systems & Technology Group, que dará a palestra "The Evolution of the Blue Gene/L Supercomputer". O projeto Blue Gene começou no final de 1999, e cinco anos depois surgiam as primeiras máquinas Blue Gene/L. Desde então o Blue Gene/L se posicionou como o mais rápido computador no planeta, alcançando a velocidade de 70 teraflops. Por outro lado, Marcos Alberto de Souza, da NEC do Brasil, também participará do simpósio e dará a palestra "The Real Supercomputing Race" sobre a busca pelo mais rápido e poderoso computador do mundo, que até o ano passado era um computador produzido pela NEC. Marcos Alberto de Souza é analista de sistemas sênior e trabalha como residente no Sistema de Engenharia para a NEC no INPE/CPTEC desde 1994, tendo trabalhado durante seis meses em Tóquio com o supercomputador da NEC SX-3.
Outras empresas e instituições participantes do FSAD 2005 que apresentarão palestras técnicas são Intel, Petrobrás, CISCO, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), EMPRAPA, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto de Física da UFRJ.
O SBAC-PAD 2005 e seus eventos paralelos são uma organização conjunta de diversas universidades: UFRJ, UFF, UERJ e USP, sob a Coordenação Geral do Prof. Gabriel P. Silva, do IM-NCE/UFRJ, Vice-Coordenação Geral do Prof. Vinod Rebello, do IC-UFF. O SBAC-PAD 2005 é uma promoção conjunta do IEEE Computer Society e da Sociedade Brasileira de Computação.
A participação no SBAC-PAD está aberta a professores, pesquisadores, especialistas e estudantes graduados do Brasil e do exterior, sendo que as inscrições podem ser realizadas diretamente na página do evento em http://www.sbc.org.br/sbac/2005.
Informações à Imprensa:
NEC
A4 Comunicação
Lúcia Guimarães – Lucia@a4com.com.br
Giselle Rongetti – gisellerongetti@a4com.com.br
(11) 3088 4122

|