.: NEC do Brasil:.



Home » NEC News » Press Releases

01/01/2003-NEC fornece supercomputador para Centro de Metereologia do Brasil - 2a Parte

Características do SX-6 do CPTEC

· Modelo SX-6/12;
· 96 processadores;
· 768GFLOPS de performance de pico; (GFLOPS = bilhões de operações)
· 768GBYTES de Memória;
· 16 TBYES de Disco
· 49.470 metros de cabos;
· Peso total: 13.500 quilos;
· Área para instalação: 12x12 metros


NEC no mundo

A presença dos supercomputadores da NEC é expressiva em grande parte dos centros de Metereologia no mundo inteiro. Hoje é possível contabilizar a operação destas máquinas em diversos centros, como: o Instituto Meteorológico da Dinamarca, em Copenhagen; o Instituto Hidrometeorológico Checo, em Praga; Agência Meteorológica da Coréia, em Seoul; o Centro de Meteorologia e Clima da Alemanha, em Hamburgo; a Agência de Meteorologia do Reino Unido, em Londres; a Agência Meteorológica do Japão, em Tókio; a Agência de Meteorologia da Austrália, em Melborne; o Serviço Meteorológico do Canadá, em Montreal.

No Japão, a NEC participou ativamente de um dos mais recentes e maiores projetos em Supercomputação para o Governo Japonês: o Earth Simulator. Em operação desde março de 2002, este supercomputador do ESRDC (Earth Simulator Research and Development Center) prevê os diversos tipos de mudanças e comportamento de fenômenos do clima, projetados em escala global, e é reconhecido como o mais rápido do mundo pela TOP 500 (www.top500.org).

¿Para se ter uma idéia da capacidade deste supercomputador, em 1998 todos os 500 maiores supercomputadores do planeta tinham juntos a mesma performance que tem o Earth Simulator hoje (36.8 T/Flops ¿ trilhões de operações)¿, afirma Fernanda Mendes, gerente de conta do SX Office, da NEC no Brasil.

O Earth Simulator simula um ¿planeta virtual¿ devido à capacidade de processar um vasto volume de dados enviados a partir de satélites e de outros pontos mundiais de observação. O sistema contribui na análise e previsão de mudanças ambientais na Terra através da simulação de vários fenômenos ambientais em escala global, tais como o aquecimento da terra, o efeito El Nino, a poluição atmosférica e oceânica, chuvas torrenciais e outros efeitos ambientais complexos. Também serve como uma ferramenta de pesquisa para a explicação de fenômenos geológicos como os terremotos.

A atuação da NEC neste projeto iniciou-se em 1997, primeiramente com o desenvolvimento de pesquisa, em seguida tecnológico, fabricação, implementação e finalmente a conclusão do sistema principal para a sua operação.

Mais informações:
A4 Comunicação
Carolina Stefanini