Please note that JavaScript and style sheet are used in this website,
Due to unadaptability of the style sheet with the browser used in your computer, pages may not look as original.
Even in such a case, however, the contents can be used safely.

Virtua Healthcare System

Introdução

Virtua Healthcare System

A Comissão Mista americana (The Joint Commission) considera a comunicação eficaz um componente essencial da assistência médica de qualidade e da segurança do paciente. À medida que o segmento de saúde se torna mais complexo, as organizações de assistência médica tendem a integrar as comunicações com as outras tecnologias vitais para melhor apoiar as operações cotidianas, possibilitar uma melhor prestação de serviço e melhorar os resultados dos tratamentos.

O Virtua é o maior sistema de assistência médica do sul de Nova Jersey. A missão da organização é proporcionar uma experiência extraordinária ao paciente através da assistência com mais qualidade. Para apoiar sua missão e crescimento, o Virtua fez uma parceria com a NEC para melhorar e integrar sua infraestrutura de voz e dados para ter um acesso mais rápido à informação, melhorar a comunicação do médico e a assistência ao paciente.

Desafios

O Virtua é um sistema de assistência médica grande e complexo com quatro hospitais, duas casas de repouso, dois centros de assistência ambulatorial, uma entidade de assistência médica domiciliar e 19 sites de serviços médicos. A organização com rápido crescimento tem mais de 8.400 funcionários em 62 locais espalhados por três condados de Nova Jersey.

A tecnologia desempenha um papel importante no Virtua e a TI é vista como a facilitadora fundamental para a capacidade de prestação de serviço. "Uma organização pode ter a melhor estratégia, os melhores processos, as melhores pessoas", afirma Ninfa Saunders, presidente e COO do Virtua Healthcare System. "Mas, se eles não se comunicam e não convertem os dados em informações para terem maior utilidade, nada acontece." "A organização procurou transformar a sua infraestrutura de TI para fornecer aos usuários um acesso mais rápido a informações precisas e mais completas."

Os líderes do Virtua veem as comunicações como uma parte muito importante da tecnologia. Mark Van Kooy, doutor, diretor médico de informática do Virtua, disse que o papel das comunicações na prestação de assistência é indispensável. "Nossa necessidade de comunicar é incomparável em relação ao passado", diz Van Kooy. "Os dias de deixar um número de telefone ou até mesmo carregar um bipe não existem mais."

O Virtua procurou uma solução para as comunicações que se integrasse aos sistemas de dados da organização. "A comunicação por voz é a maneira mais eficiente de se comunicar, então foi muito importante que incorporássemos as comunicações e os dados de voz à nossa estrutura tecnológica, acrescenta Alfred Campanella, vice-presidente e CIO do Virtua.

A solução também melhoraria a comunicação entre os médicos. "A comunicação é extremamente importante nas operações cotidianas do hospital entre os clínicos – os profissionais que prestam a assistência junto ao leito dos pacientes. " diz Campanella. "O que realmente precisamos é de uma comunicação imediata pessoa a pessoa, que seja confiável, eficaz e que realmente ajude a apoiar a prestação de assistência segura e eficiente ao paciente." acrescenta Van Kooy.

O Virtua buscou um parceiro de soluções que pudesse integrar suas tecnologias de voz e dados. Com quase todos os aspectos das instalações do Virtua, das funções administrativas e da prestação de assistência médica envolvendo a tecnologia, o parceiro precisaria ser capaz de implantar um projeto de grande escala com o mínimo de transtornos para as operações 24/7 cotidianas do Virtua.

Solução

O Virtua primeiramente expandiu a sua rede de longa distância (WAN) a todos os 62 edifícios. A organização também construiu dois novos centros de dados para operar aproximadamente 250 aplicativos de software e mais de 25 sistemas diferentes, incluindo um upgrade para os arquivos médicos eletrônicos.

Campanella e a sua equipe procuraram a NEC para projetar um sistema robusto de comunicações unificadas e integrá-lo à infraestrutura de TI do Virtua. Um gerente de projeto da NEC e um do Virtua trabalharam em colaboração para coordenar cada passo do processo.

"A NEC entende a missão da assistência médica e nossas necessidades únicas" , afirma Campanella. "As pessoas que eles levaram às reuniões durante os processos de planejamento e implantação obviamente entenderam o que é importante para nós e foram capazes de se adaptar às nossas necessidades particulares."

O Virtua implementou em fases os recursos das comunicações unificadas, começando com a mensagem unificada para que médicos e enfermeiros recebessem mensagens de voz via e-mail. Já que a organização está usando também a tecnologia sem fio, os funcionários podem acessar o e-mail enquanto se movem, usando um telefone sem fio VoIP.

"A capacidade de acessar a minha caixa postal através do meu e-mail modificou meu fluxo de trabalho significativamente - no passado, eu teria que ligar do meu telefone ou parar na minha mesa para verificar as mensagens" , diz Van Kooy. "Agora, eu apenas verifico o meu e-mail para recuperar as mensagens de voz no ato e responder imediatamente."

O ambiente integrado fornece aos médicos os dados do paciente em tempo real para apoiar uma assistência segura e mais eficaz. "Se uma enfermeira está ao lado do leito e necessita verificar os resultados laboratoriais do paciente antes de administrar a medicação, ela pode imediatamente acessar a informação no seu telefone sem fio" , diz Kelly Beach, diretora de enfermagem no hospital Virtua em Voorhees. "Não há espera - tudo está na ponta dos dedos das enfermeiras, então isso fecha o círculo para a assistência ao paciente."

Outros recursos integrados e avançados das Comunicações Unificadas (UC) permitem às centrais de atendimento do Virtua utilizar a navegação na tela e o recurso "siga-me" fornece aos pacientes o mesmo número de telefone quando eles são transferidos para outros quartos. "Nós gostamos dos vários recursos do software UC da NEC, assim como da sua capacidade de integração" , diz Campanella. "Estamos levando a cabo sua integração com outros aplicativos clínicos."

O sistema UC é gerenciado pelos funcionários de TI do Virtua e por vários profissionais de suporte presencial da NEC. Campanella disse que o Virtua tem tido uma excelente relação com a NEC. "Eles realmente entendem nosso ambiente, instalações, cultura e desejo de qualidade, não apenas em assistência médica, mas também em termos de prestar serviços de TI 24/7 que sejam muito confiáveis." acrescenta ele.

Resultados

O ambiente de TI aperfeiçoado e recentemente integrado do Virtua melhora a capacidade da organização para comunicar e compartilhar as informações do paciente em tempo real.

Os médicos podem acessar as informações do paciente e os diagnósticos mais rapidamente, o que, por sua vez, leva a um tratamento mais rápido e à melhor saúde do paciente. "A capacidade de ter informações conosco à medida que nos movemos no sistema tem sido uma vantagem tremenda", diz Van Kooy. "O uso da tecnologia móvel e de telefones sem fio VoIP permite-me falar com enfermeiras e colegas diretamente, o que proporcionou-me realmente a capacidade de estender muito mais o meu alcance e, ainda, de permanecer em contato a todo momento."

O resultado final é uma assistência extraordinária ao paciente. "Nós agora temos dados que operam juntos, são acessíveis e precisos para os médicos no momento e no lugar certo para o paciente certo. Nossa expectativa é que, através da tecnologia, possamos posicionar o Virtua como o melhor lugar para uma experiência extraordinária para o paciente." Saunders diz.

No início de 2011, o Virtua abrirá um novo hospital de 650.000 metros quadrados em Voorhees. "O novo hospital terá as tecnologias mais avançadas, por isso nós também queríamos o sistema de UC nas nossas antigas instalações para termos um bom entendimento de como ele funciona e como usaremos os vários recursos", diz Campanella. "Estamos prontos para transferir esse sistema para as novas instalações para a sua inauguração."

Campanella reconhece a NEC como uma parte essencial do sucesso do projeto. "A NEC tem sido muita atenta às nossas necessidades e muito receptiva com quaisquer questões ou preocupações. Realmente tem sido fácil. Eu trabalho com mais de 200 fornecedores de diferentes tecnologias e a NEC está entre os cinco principais em termos de facilidade de lidar com eles." Campanella conclui.