Please note that JavaScript and style sheet are used in this website,
Due to unadaptability of the style sheet with the browser used in your computer, pages may not look as original.
Even in such a case, however, the contents can be used safely.

COPEL - Companhia Paranaense de Energia

COPEL - Companhia Paranaense de Energia

A COPEL - Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Paraná, que atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações, tinha a necessidade de alcançar os objetivos de reduzir custos e aprimorar sua comunicação interna e externa.

Para proporcionar este serviço de forma mais ágil e eficiente, a COPEL encontrou na NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, a parceira ideal para realizar uma migração da plataforma legada de voz, para uma solução de telefonia IP que permitisse a redução de custos e prestação de novos serviços, sem causar nenhum desconforto aos seus atuais usuários, acostumados a utilizar a plataforma legada.

A solução escolhida já vem obtendo grande sucesso e surpreendeu os usuários da companhia devido à flexibilidade da NEC para a customização da plataforma ao padrão e a necessidade da empresa. Segundo Luiz Villela, diretor de negócios e marketing da NEC Brasil, a COPEL necessitava de uma solução que suprisse as necessidades dos funcionários de diferentes níveis hierárquicos dentro da corporação, com total transparência de facilidades, qualidade na comunicação de voz e economicamente viável.

Por isso, optou-se pela integração de um sistema que possui como principal componente o softswitch IP da NEC. Esta solução possui interface totalmente aberta e foi integrada a equipamentos de parcerios, como Media Gateways e Session Border Controllers, formando uma solução de excelente custo benefício. Podendo ser integrada a qualquer equipamento IP ou TDM, conforme a necessidade de seus clientes. “A solução de telefonia IP aberta implementada pela NEC proporcionou à COPEL novas aplicações a a possibilidade de oferecer novos serviços aos seus clientes”, acrescenta Villela.

Para Jun Kitagawa – Gerente de Área de Redes e Serviços IP da COPEL, a implementação significou um grande salto tecnológico, além de estar alinhada às estratégias de fornecimento de serviços complementares de qualidade para seus clientes externos. “Para nós, a atualização da plataforma é uma filosofia que padroniza recursos e meios de comunicação, utilizando uma somatória de tecnologias e modelos de processos para agregar valor ao nosso produto final”, resume o executivo.

Implantado num prazo de 40 dias e em operação desde o início de outubro, o novo sistema já possibilita identificar claros resultados positivos por meio de um portal do usuário via browser, um display amigável, permitindo o gerencimento centralizado, elevada disponibilidade de tráfego de voz IP e redução de custos operacionais e de telecom.

Sobre a COPEL

A COPEL foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações.

Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e eficiente sistema óptico de telecomunicações que integra mais de 200 principais municípios do Estado.

Efetua em média, mais de 90 mil novas ligações de energia a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.